quinta-feira, 24 de setembro de 2026

Diplomatas de Gabinete, Ativistas na Justiça: O Equívoco da Ação do PT contra a Oposição em Washington

Diplomatas de Gabinete, Ativistas na Justiça: O Equívoco da Ação do PT contra a Oposição em Washington

A política externa de um país soberano exige pragmatismo, capacidade de antecipação e, acima de tudo, eficácia na defesa dos interesses nacionais. No entanto, o que se observa na condução das relações diplomáticas e comerciais do Brasil — em especial na ponte com os Estados Unidos — é um misto de inoperância governamental e miopia estratégica. O reflexo mais recente dessa falha de gestão não foi uma correção de rumos pelo Palácio do Planalto, mas sim uma tentativa de abafar a própria omissão por meio do tapetão jurídico. A recente representação da campanha governista no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pedindo a inelegibilidade de adversários políticos sob a narrativa de "interferência estrangeira", é um erro crasso que expõe a fragilidade da atual administração.

A Inoperância Institucional diante de Washington

Enquanto o governo brasileiro coleciona ausências em eventos-chave e demonstra uma lentidão crônica para lidar com pautas sensíveis em solo norte-americano — como discussões comerciais cruciais no USTR (Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos) —, a oposição tem ocupado os espaços deixados vazios pela chancelaria.

A diplomacia oficial parece paralisada, incapaz de antecipar crises ou de blindar setores produtivos nacionais contra pressões e sobretarifas. A pecha de inoperância recai justamente sobre a incapacidade do Executivo de negociar com pragmatismo. Quando parlamentares viajam a Washington para dialogar diretamente com autoridades e defender interesses econômicos do país, o governo deveria enxergar um reflexo de sua própria apatia. Em vez de agir com articulação política de alto nível, prefere a inércia.

A Inversão de Papéis: O TSE como Cortina de Fumaça

O pedido de cassação e inelegibilidade apresentado ao TSE sob o pretexto de "abuso de poder" e "interferência externa" revela uma perigosa inversão de prioridades. Tratar o trânsito político institucional e a defesa de pautas econômicas no exterior como crimes eleitorais é uma tentativa forçada de criminalizar a atuação parlamentar.

Mais do que isso, a ação jurídica funciona como uma cortina de fumaça. Ao recorrer aos tribunais para tentar neutralizar adversários, o governo tenta transferir para a Justiça Eleitoral o ônus de sua própria incompetência diplomática. É um movimento que revela desespero político: em vez de competir no debate público e apresentar resultados práticos na mesa de negociação internacional, busca-se atalhos jurídicos para afastar concorrentes das urnas.

Conclusão: A Judicialização não Substitui a Boa Governança

O episódio evidencia que o Palácio do Planalto falhou não apenas na estratégia externa, mas também na leitura política do momento. Criminalizar o diálogo internacional da oposição não resolve o problema das tarifas, não atrai investimentos e não mascara o isolamento diplomático do país.

A soberania nacional se protege com boa governança, articulação firme e capacidade de entrega, e não com petições eleitoreiras que tentam transformar a ineficiência do próprio governo em caso de polícia. No fim das contas, a tentativa de barrar o adversário no tapetão apenas confirma o tamanho do vazio deixado pela diplomacia oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.